Início Clube de Jornalismo Atividades Escolares
Atividades Escolares Versão para impressão Enviar por E-mail

Protocolo de cooperação - TAGD e Federação Portuguesa de Canoagem

O Curso Profissional de TAGD e a Federação Portuguesa de Canoagem estabeleceram um protocolo de cooperação com vista à formação em contexto de trabalho dos alunos do 11º ano. O primeiro momento de formação decorreu no passado dia 31 de Janeiro, nas instalações do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, sob a orientação do Professor Rui Fernandes (FPC) e acompanhamento do Professor Ivo Rego (Diretor do Curso Profissional de TAGD). Os alunos tiveram a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos relativos à modalidade, a terminologia técnica utilizada nas provas, gestos técnicos e embarcações. Por fim, houve ainda tempo para conhecer o Selecionador Nacional Ryszard Hoppe e conversar com alguns atletas nacionais presentes no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. De salientar, que os nossos alunos irão participar na organização da Taça do Mundo de Velocidade, onde são esperados mais de 30 países e perto de 400 atletas, e em Julho no Campeonato do Mundo de Juniores e Sub23 onde se estima que participem cerca de 1000 atletas e perto de 80 países. Estes eventos são as primeiras competições de velocidade da Federação Internacional a terem lugar em Portugal, depois do sucesso das organizações de 2012 e 2013 dos Campeonatos Europeus de Juniores e Sub23 e de Séniores respetivamente.

 

 

1º Encontro do Desporto Escolar de Natação - Série A

 

No passado dia 21 de Janeiro, decorreu o 1º Encontro do Desporto Escolar de Natação - Série A, entre as 14:00 e as 16:00, no Complexo de Piscinas Rui Abreu. Esta atividade contou com a organização e dinamização dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva (11ºGD e 12ºGD), e a participação de cerca de 75 alunos de 4 estabelecimentos de ensino (Sec. D. Dinis, Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, Inst. Educativo do Lordemão e Agrupamento de Escolas de Penavova).

Em todas as provas reinou a boa disposição e um clima de competição saudável entre todos os alunos e professores. O próximo encontro será no dia 25 de Fevereiro nas Piscinas de Penacova e os nadadores da D. Dinis, João Perdigão, Hugo China, Pedro Carraca, Pedro Borges, João Lemos, Raúl Pereira, Carlos Macedo e Bruno Rosas, enfrentam o desafio de melhorar os seus recordes pessoais.

 

 

Dia Internacional da pessoa com deficiência

“Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”

(Fernando Pessoa)  

Comemorando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 3 de dezembro – alunos e técnicos da unidade de Ensino Especial saudaram toda a escola, oferendo um saquinho “aquece mãos”, um rebuçado e uma mensagem.

 

Aula de ginástica intergeracional

 

   Um grupo de “avozinhos” visitou a nossa escola no dia 26 de novembro e praticou alguns exercícios físicos no polidesportivo da D.Dinis,  orientados pelas professoras Célia Costa e Joana Nogueira.

   A iniciativa foi dinamizada pelo Centro de Saúde de Eiras, inserindo-se na semana da Cidadania em saúde, e envolveu alguns Centros de Dia da zona.

 

28 anos ao serviço da educação

 

No dia 25 de novembro a D. Dinis festejou mais um aniversário. Como já vem sendo tradição, cantaram-se os parabéns e partilhou-se um saboroso bolo comemorativo na sala de convívio dos alunos.

 


Projeto Comenius
Deslocação à Polónia, de 2 a 7 de fevereiro
"Eu teens in search of new role models"

Decorreu mais uma mobilidade no âmbito deste projeto, que se iniciou já no ano passado. Desta vez, alunos e professores  da  nossa escola deslocaram-se -se à Polónia,  continuando o trabalho de pesquisa sobre novos modelos. Em conjunto com alunos das outras escolas, nossas parceiras no projeto (Espanha, Turquia, Hungria, Itália, Roménia, Polónia e Croácia), o João Colaço, do 11ºA, e a Raquel Mota, do 12ºB, desenvolveram ao longo de uma semana um trabalho de pesquisa sobre novos modelos internacionais. Do programa constou também a assinatura de um documento comum, de carater internacional, a "European Charter". Acompanhados pelos professores Margarida Castro e Augusto Nogueira, o João Colaço  e a Raquel Mota cumpriram um programa variado, contactando com uma nova escola, novos métodos de trabalho  e visitando ainda alguns espaços emblemáticos, que muito os enriqueceram, tal como a cidade de Cracóvia e o campo de concentração de Auschwitz.
 

 


Falação d’ "Os Lusíadas" por António Fonseca

 

 A “Falação d’Os Lusíadas”, por António Fonseca, decorreu no dia 21 de novembro, no Auditório da Escola,  promovida pelo Departamento de Línguas e  foi  uma performance deveras interessante, nada maçadora.

O ator interpretou a obra-prima de Camões de uma forma apelativa, recorrendo ao dramatismo e às variações de tom, quebrando a monotonia tradicional. Paralelamente,foi admirável  o modo como ele conseguiu cativar a audiência  através da introdução de comentários subjetivos, como aquele em que fez referência às motivações dos marinheiros que partiram na viagem. Uma outra técnica usada pelo orador que também resultou em pleno foi a adoção de um discurso coloquial, informal e descontraído, criando empatia e proximidade com o público, apanhado de surpresa com as “tretas” e afins. 

Concluindo, não é todos os dias que temos que temos a oportunidade de ver "OsLusíadas" interpretados de uma forma tão acessível e praticamente transformados em conversa de café. As muitas turmas da escola que assistiram - e o Auditório encheu, por completo, por duas vezes  -  não deram o seu tempo por perdido.

 

 

 

 

 

 


Produzido em Joomla!. Designed by: drupal templates ThemZa  Valid XHTML and CSS.